quarta-feira, 23 de maio de 2012

Extensão do Trensurb é realidade na Capital do Calçado

Chegou o dia tão esperado, o trem tornou-se uma realidade na cidade de Novo Hamburgo. Nesta terça-feira, 22 de maio de 2012, uma data histórica foi remetida à nossa cidade possibilitando que a comunidade hamburguense entre em uma nova era de mobilidade urbana.

O vereador Matias Martins lutou pela extensão do trem até Novo Hamburgo. Realizou inúmeras visitas técnicas e participou de muitas reuniões com os dirigentes da Trensurb, as quais foram determinantes para que esse sonho fosse concretizado. Matias estava ansioso pela entrega dessa obra.


Na manhã da terça-feira, o líder do governo da Câmara, participou de uma viagem experimental no transporte, tendo a chance de ser um dos primeiros a utilizar os serviços do trem em Novo Hamburgo. Na ocasião, o vereador pode estabelecer contato com o transporte, partindo da Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, e desembarcando na Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo.


O investimento da extensão do Trensurb até Novo Hamburgo foi de R$ 939 millões. A obra vai propiciar um trajeto em via elevada, não interferindo no tráfego de veículos e moradores da região; Estações modernas, seguras e ambientalmente corretas; Aumentará a capacidade em 30.000 de novos usuários por dia; Atenderá uma população de cerca de 1,3 milhões de pessoas; Criará quantidade significativa de empregos diretos e indiretos; Reduzirá o tráfego de automóveis e ônibus na BR - 116 e ainda diminuirá o número de acidentes e poluição do ar.



Além de todos esses benefícios, o trem ainda vai possibiltar melhorarias na infraestrutura do transporte público, garantindo maior mobilidade no atendimento às demandas da Copa do Mundo de 2014. Vale ressaltar que o trajeto percorrido pelo trem também vai receber revitalização. O valor da passagem custará R$ 1,70 levando cerca de 46 minutos de viagem até a Estação Mercado, em Porto Alegre.


O vereador Matias comemora e parabeniza a cidade de Novo Hamburgo por esse grandioso passo que vai alavancar o desenvolvimento da cidade.

A inauguração do Trensurb ainda não ocorreu formalmente. A cidade aguarda a a visita da presidenta Dilma Rouseeff para oficializar a realização.







Fotos:  Melissa Barbosa/CM


Nenhum comentário:

Postar um comentário