quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aprovada área para o Centro de Inovação Tecnológica

Os vereadores aprovaram ontem, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 60/2012, do Executivo, que trata da permuta de imóveis no Loteamento Boulevard Germânia, bairro Primavera. De acordo com o texto, a área passará a pertencer ao Poder Público, atualmente a FJZ Empreendimentos Imobiliários Ltda, deverá ser usada exclusivamente para a implantação do Centro de Inovação e Tecnológia - CIT.


O líder do governo na Casa, vereador Matias Martins, destacou que esse é o primeiro passo para a implantação de um distrito industrial em Novo Hamburgo. "Acredito que vai trazer muitos benefícios para a cidade, como o aumento da arrecadação", considera.


Saiba mais em: 



Fonte: Jornal NH (27/06/2012)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vereador Matias fiscaliza obras da Câmara que serão concluídas em julho

O anúncio de que o Plenário da Câmara Municipal de Novo Hamburgo poderá voltar a receber a população de Novo Hamburgo a partir da segunda quinzena do mês de julho, foi realizado nesta terça-feira, 19 de junho. A comunidade encontrará um espaço mais acessível, iluminado e saudável. Com a substituição do sistema de ar condicionado, haverá inclusive economia de energia. A obra iniciada em dezembro abrangeu também a fachada, o hall de entrada e o plenarinho.
A imprensa local foi convocada para ver o andamento dos trabalhos e conhecer os detalhes da execução. O engenheiro Celso Feltes, presente na coletiva de imprensa, disse estar otimista quanto ao cumprimento do prazo – 15 de julho. O vereador Matias Martins Matias acompanhou o anúncio juntamente da Diretora da Casa, Cléa Caberlon, o Coordenador Administrativo, Nilo da Gama Lobo, o Procurador-Geral da Casa, Fernando Mizerski, a Coordenadora do Setor de Comunicação, Daniele Souza e demais vereadores do Legislativo.
Ao todo, serão sete meses de trabalho para finalizar os 2.842,44 m² de área contemplada na primeira fase do projeto. De acordo com o engenheiro responsável pela fiscalização, Gerson Ibañez, até agora foram feitos 60% dos trabalhos. Conforme o presidente, foram pagos R$ 636.735,14 do total de R$ 1.406.357,31 orçado pela empresa Engear Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação.
O fato de o prédio ter mais de 30 anos aumentou a complexidade dos trabalhos, segundo Celso Feltes, engenheiro da empresa contratada. Betinho esclareceu que, durante a execução da reforma, foram necessários também alguns complementos ao projeto original. Entre eles estão a implantação do novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), a instalação dos sistemas de climatização, de áudio e vídeo e de segurança, todos já licitados e com custos adicionais.
Além disso, a estrutura e a nova sonorização irão oferecer mais qualidade àqueles que acompanham as sessões. Essas questões resultaram no adiamento da entrega da obra, prevista inicialmente para maio. Segundo ele, a prorrogação foi feita em comum acordo entre Câmara e empresa, o que não gera multa contratual para nenhuma das partes.
Projeto
O projeto foi elaborado pela arquiteta Marcia Wingert para atender às necessidades da sede legislativa pelas próximas duas ou três décadas, por isso priorizou-se a qualidade e durabilidade dos materiais empregados. A proposta foi apresentada a vereadores e imprensa no dia 19 de julho de 2011 e foi aprovada por todos os parlamentares.
As melhorias foram divididas em duas partes. Em um primeiro momento, a prioridade é melhorar a acessibilidade ao prédio e resolver problemas estruturais, como infiltração, direcionamento pluvial e instalações elétricas no andar térreo. Uma segunda etapa prevê a otimização dos demais andares para readequar os espaços dos serviços administrativos. Não há previsão para se executar as reformas nos demais andares.
O orçamento foi baseado no projeto e feito para a elaboração do memorial descritivo do processo licitatório, realizado no dia 21 de novembro do ano passado, por meio de tomada de preço. O engenheiro Gerson Ibañez assumiu a fiscalização no dia 28 do mês passado.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Convenção do PT


Neste sábado, 16 de junho, o vereador Matias Martins participou da Convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada na Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho, às 9 horas.

Na ocasião, o vereador Matias confirmou seu nome como candidato às eleições de outubro deste ano, com a intenção de reeleger-se e continuar realizando seu trabalho com excelência, em prol o bem estar e qualidade de vida da comunidade hamburguense.

Confira as fotos:

 





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vereador Matias na 42ª Assemae

Nesta segunda-feira, 11 de junho, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Matias Martins, participou da cerimônia de abertura oficial da 42a Assembléia Nacional da Assemae, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, no Paraná.

O evento, que tem como tema principal “Saneamento Básico: Desafios e Cenários para a Universalização” é uma oportunidade para se debater sobre alternativas e ações para o setor de saneamento básico e também a demonstrar que a Assemae trabalha pelas causas socioambientais.

As atividades da 42ª Assemae foram iniciadas com o painel intitulado "Os desafios do financiamento para a gestão associada”, coordenado pelo presidente da Assemae, Silvio José Marques. O debate teve a participação da representante do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Vanessa Duarte de Carvalho e Joan Gaya, do Congiac (Consórcio d'Aigues Gestióde Catalunya) que trouxe informações sobre o abastecimento de água na Catalunha – Espanha. Além desse painel, houve também uma mesa-redonda sobre a política nacional de resíduos sólidos e sobre a gestão sustentável das águas subterrâneas. Outro tema debatido foi a gestão de processos nos serviços de saneamento urbano.

Ao longo da semana, o vereador Matias participou de seminários, mesas-redondas e painéis com vários assuntos do setor de saneamento, como por exemplo o painel de “Recuperação de áreas degradadas e aterros sanitários”, coordenado por Tânia Maria Duarte, vice-presidente da Assemae, diretora geral do SAAE de Raul Soares (MG) e coordenadora geral do evento.

O evento tem término estipulado para esta sexta-feira, 15 de junho, tendo às 10h a Inauguração do Centro Referência em Saneamento Ambiental do Consórcio Cismae e das 14h às 15h30min visitas técnicas monitoradas.



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Matias participará da 42ª Assemae


No período dos dias 10 a 15 de junho, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Matias Martins, participará da 42ª Assembléia Nacional da Assemae, em Maringá, no Paraná, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A viagem tem como motivo principal, a busca por novas tecnologias voltadas para o saneamento básico a serem inseridas em Novo Hamburgo.
Neste ano, as novidades da feira serão: as inovações tecnológicas para construção e reforma de fundos de filtros de areia em estações de tratamento de água; cadastro de redes por método geofísico com sistema de informações geográficas e desincrustação de redes e regeneração química de leito filtrante.
A feira reunirá profissionais liberais, gestores, diretores e profissionais de serviços municipais e estaduais de saneamento, e também professores de universidades, consultores, representantes de trabalhadores, de movimentos sociais e autoridades de todo o País. Uma grande oportunidade para o vereador representar nossa cidade e estabelecer contato com personalidades que muito dominam a área de saneamento básico.



Sobre a Assemae
Há quase três décadas, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) empunha bandeiras do saneamento básico.
Sociedade civil sem fins lucrativos, a Assemae surgiu em 1984 no Triângulo Mineiro e, hoje, reúne quase dois mil associados de municípios brasileiros – entre eles, prefeituras e serviços autônomos de água e esgoto.
Com sede em Brasília, a Assemae tem onze regionais pelo Brasil. Entre as finalidades da entidade, previstas em estatuto, está a disposição em congregar os serviços públicos de saneamento municipais, objetivando defender, ampliar e promover sua interação, bem como fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira. O estatuto da Assemae também prevê a luta pela manutenção da titularidade municipal e pela gestão pública dos serviços de saneamento.
A Assemae defende a universalização do saneamento básico como direito do cidadão, e reconhece no saneamento o caminho para a prevenção e controle de doenças de veiculação hídrica, inclusão social e qualidade de vida das populações urbana e rural.
Foi com a mobilização dos municípios que, em seus 27 anos, a Assemae defendeu propostas municipalistas históricas, como a destinação de maior parte do FGTS para o saneamento, as campanhas sanitárias contra a dengue e cólera, a luta contra a extinção do Ministério da Ação Social, a elaboração da Lei do Saneamento (11.445/2007), Lei dos Resíduos Sólidos (12.305/2010), Lei dos Consórcios Públicos (11.107/2005) e Lei dos Recursos Hídricos (9.433/1997). A Lei do Saneamento permitiu que o saneamento básico ganhasse maior amplitude, envolvendo esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.



Fonte utilizada: assemae.org.br

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data remetida a conscientização da população sobre a responsabilidade de cada um na preservação do planeta, serve como alerta para a importância dos hábitos de preservação ambiental.
O vereador Matias Martins ressalta que é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental, por isso, o vereador tem orgulho de presidir a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, tendo um papel relevante para a sociedade hamburguense através de seu trabalho.
“ Somos todos responsáveis pela situação atual do meio ambiente e já estamos cansados de saber, mas enquanto a situação ambiental não mudar, devemos lembrar disto. Não podemos continuar a observar a natureza como se ela fosse, simplesmente, uma bela paisagem; como se estivéssemos a contemplar uma obra de arte; como se fôssemos meros espectadores deste espetáculo.
Somos parte dela e devemos viver sentindo na alma a essência da nossa própria natureza. As vezes, assistindo a TV, sinto falta de um vaso com uma planta entre os apresentadores de um tele-jornal. Nos filmes não vejo ninguém separando seu lixo ou comprando um produto observando sua real utilidade e seu verdadeiro valor (pagamos caro por produtos que poluem nosso sangue, nosso corpo, causando-nos doenças, e o que é pior, sabemos disto). Nas propagandas o ambiente urbano toma conta, e nos mostra que vivemos para consumir, e conforme o que consumimos, evidenciamos a classe a qual pertencemos. E o que isto significa para a luz do Sol, ou para o ar que envolve a terra, ou para a lua que descansa em seu lençol de estrelas?
Vamos voltar a sentir nossas raízes, somos filhos da Terra. Vamos pegar um grão de areia e observá-lo alguns segundos, sentindo que este minúsculo grão ajuda a construir o Universo. O que estamos fazendo com a Terra? Verifique se, hoje, você cheirou o perfume de uma flor; saboreou a doçura de uma fruta tenra; observou um pássaro riscando o céu; tocou em uma planta de folhas macias; fez um carinho em alguém; olhou para o céu só para admirá-lo; respirou profundamente sentindo o ar fazer parte de sua vida, de seu corpo.
Vamos voltar a sentir! Vamos voltar a viver e deixar de apenas sobreviver. ”