terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data remetida a conscientização da população sobre a responsabilidade de cada um na preservação do planeta, serve como alerta para a importância dos hábitos de preservação ambiental.
O vereador Matias Martins ressalta que é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental, por isso, o vereador tem orgulho de presidir a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, tendo um papel relevante para a sociedade hamburguense através de seu trabalho.
“ Somos todos responsáveis pela situação atual do meio ambiente e já estamos cansados de saber, mas enquanto a situação ambiental não mudar, devemos lembrar disto. Não podemos continuar a observar a natureza como se ela fosse, simplesmente, uma bela paisagem; como se estivéssemos a contemplar uma obra de arte; como se fôssemos meros espectadores deste espetáculo.
Somos parte dela e devemos viver sentindo na alma a essência da nossa própria natureza. As vezes, assistindo a TV, sinto falta de um vaso com uma planta entre os apresentadores de um tele-jornal. Nos filmes não vejo ninguém separando seu lixo ou comprando um produto observando sua real utilidade e seu verdadeiro valor (pagamos caro por produtos que poluem nosso sangue, nosso corpo, causando-nos doenças, e o que é pior, sabemos disto). Nas propagandas o ambiente urbano toma conta, e nos mostra que vivemos para consumir, e conforme o que consumimos, evidenciamos a classe a qual pertencemos. E o que isto significa para a luz do Sol, ou para o ar que envolve a terra, ou para a lua que descansa em seu lençol de estrelas?
Vamos voltar a sentir nossas raízes, somos filhos da Terra. Vamos pegar um grão de areia e observá-lo alguns segundos, sentindo que este minúsculo grão ajuda a construir o Universo. O que estamos fazendo com a Terra? Verifique se, hoje, você cheirou o perfume de uma flor; saboreou a doçura de uma fruta tenra; observou um pássaro riscando o céu; tocou em uma planta de folhas macias; fez um carinho em alguém; olhou para o céu só para admirá-lo; respirou profundamente sentindo o ar fazer parte de sua vida, de seu corpo.
Vamos voltar a sentir! Vamos voltar a viver e deixar de apenas sobreviver. ”


Nenhum comentário:

Postar um comentário