A pouco mais de dois meses para a entrega da primeira estação do trem em Novo Hamburgo, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb realizou evento, na manhã desta terça, 21, para o lançamento de edital à licitação para permissão de uso dos espaços comerciais nas estações Rio dos Sinos e Liberdade. O vice-presidente da Câmara, Matias Martins, e o 1º secretário, Ricardo Ritter – Ica, estiveram presentes, além do diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e do prefeito Tarcísio Zimmermann. As duas estações são parte da primeira etapa das obras de expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo, com previsão de início da operação para o segundo semestre deste ano.
O superintendente de desenvolvimento comercial da Trensurb, Edson Carlos dos Santos, falou sobre os elevados índices de satisfação dos usuários do transporte, superior a 90%, e da qualidade dos serviços prestados à população. Enfatizou o aumento do poder de compra das classes C e D, na faixa etária de 24 a 44 anos, que se configuram como público-alvo dos futuros lojistas. "Temos uma estimativa de que haverá cerca de 30 mil pessoas circulando diariamente nas estações de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Mas a tendência é de que haja um acréscimo com o passar do tempo", afirmou Santos, lembrando que recentemente a empresa bateu seu recorde, alcançada a marca de 190 mil passageiros em um dia.
Antonio Carlos de Freitas, gerente de novos negócios, falou sobre as possibilidades de investimentos aos comerciantes da região. Tanto para locação de lojas para venda de produtos e serviços, quanto para utilização das mídias oferecidas nas estações e nos próprios vagões do trem para anunciarem seus produtos. "Temos um mix bastante diversificado e uma grande oportunidade a oferecer. Algumas estações têm público semelhante a muitos shoppings centers".
Matias Martins destacou o bom relacionamento entre Legislativo municipal e a empresa , que tem se mostrado aberta para responder aos questionamentos de vereadores e, na medida do possível, atendido aos pleitos da população encaminhados através dos parlamentares. "Estamos ansiosos para que esta obra seja entregue a nossa cidade".
Humberto Kasper ressaltou que a Câmara foi uma grande parceira para viabilizar a ampliação. "Se não tivéssemos o empenho dos vereadores, por meio da comissão Pró-trensurb, e a liderança que a instituição exerceu sobre diversas entidades, a obra não sairia do papel". Kasper afirmou que a intenção é prestar um serviço cada vez melhor, por isso a empresa tem discutido o sistema de transporte integrado com a Administração Municipal. O prefeito Tarcísio Zimmermann confirmou que o sistema está sendo pensado para convergir nos interesses da comunidade e na integração dos cidadãos com as cidades da região. Zimmermann sugeriu que um dos espaços a ser locados seja utilizado para um estande de apoio ao setor calçadista.
Nos dia 5 de julho, a Trensurb realiza reunião de esclarecimento sobre o processo licitatório na Câmara de São Leopoldo. Dia 6 é a vez da Câmara de Novo Hamburgo sediar o encontro para quem quiser tirar dúvidas sobre a licitação. Ao todo serão 25 lojas. Há também cinco espaços disponíveis na estação Mercado, em Porto Alegre. A abertura das propostas será realizada em 22 de julho no sede da Trensurb.
Texto por: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo